Muda de Orquídea Baunilha Vanilla planifolia feita de estaca

Clique e veja!

Na compra desse produto ganhe 59 pontos

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Descrição

Muda de Orquídea Baunilha Vanilla planifolia feita de estaca

A Baunilha (Vanilla planifolia) é uma planta trepadeira que pertence à família das orquidaceas sendo originária das regiões litorâneas do México, local de clima quente e úmido.

Seus frutos são vagens de 10 a 20cm de comprimento com diâmetro variando de 5 a 15mm.

Essas vagens contém uma infinidade de minúsculas sementes e quando curtidas resultam no extrato famoso comercializado no mundo todo para aromatizar alimentos e também em perfumaria.

A espécie pode ser usada tanto como planta ornamental quanto como opção para a produção de vagens, sendo essa segunda opção mais trabalhosa pois é necessária a polinização manual.

A Baunilha é considerada uma orquídea terrestre até certo ponto de sua vida. Para realizar o plantio, recomenda-se usar mudas feitas por estaca e o substrato deve ser próprio para orquídeas terrestres, que geralmente são à base de casca de pinus, carvão vegetal e húmus.

O plantio pode ser feito em vaso e é recomendado que seja um vaso razoavelmente grande, ou diretamente no solo, abrindo covas no local definitivo para acomodar as mudas.

Também é importante escolher um local onde essa planta terá apoio para se agarrar, visto que ela cresce como trepadeira. Após aproximadamente 2 anos do plantio da muda em substrato, ela começará a subir pelo apoio oferecido e se tornará uma planta epífita. Por esse motivo, caso seja possível, é interessante realizar o plantio próximo a uma árvore, para que a planta possa crescer em um ambiente propício ao seu desenvolvimento.

Também é importante deixar que alguns ramos da Baunilha fiquem "pendurados", limitando seu crescimento vertical, pois isso também ajuda na floração e principalmente no momento da polinização, evitando que as flores fiquem em ramos muito altos e difíceis de alcançar.

Quanto a luminosidade, recomenda-se que a Baunilha receba em torno de 2 horas de luz solar filtrada por dia. Não é interessante deixa-la em locais de sol forte direto e nem em locais onde não haja nenhuma incidência de sol. Abaixo de árvores é uma ótima opção pois o sol passará entre as folhas da árvore e chegará até a Baunilha com menor intensidade.

As regas devem ser feitas de modo a manter o solo sempre levemente úmido mas sem encharcar. Próximo à época de florescimento, é interessante diminuir um pouco as regas para induzir a planta a produzir mais flores.

A polinização manual da Orquídea Baunilha é necessária para ter uma boa produção de vagens. As flores da Orquídea Baunilha possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Eles ficam bem próximos e na mesma flor, sendo o androceu a parte masculina, que contém o pólen e o gineceu a parte feminina, que é o estigma.

No caso das Baunilhas a parte masculina (pólen) está na parte de cima e o estigma na parte de baixo. Até o momento da polinização ficam separados somente por um pequeno labelo (flap).

Levante o labelo cuidadosamente com o auxílio de um palito e empurre a parte de cima (pólen) para dentro do estigma, que está na parte debaixo. A principal característica do órgão feminino é ser bem grudento para segurar o pólen.

Em seguida, pressione com cuidado por alguns segundos. Certifique-se de que o pólen grudou bem no estigma e pronto! Sua a flor de baunilha está polinizada.

A polinização da orquídea baunilha deve ser feita em, no máximo, 12 horas após a abertura de suas flores.

Gostou de conhecer mais sobre a Orquídea Baunilha? Então adquira já a sua muda!


Informações da muda:

A muda é feita de estaca.

Nome científico: Vanilla planifolia.

Nome popular: Baunilha.

Enviada com no mínimo 15cm - do torrão ao topo da planta.

Inicia a produção em aproximadamente 02 anos após o plantio.

Pronta para plantio.

 

  TAMANHO APROXIMADO
MUDA DE BAUNILHA  ENVIADA COM NO MÍNIMO 15CM

 

Detalhes

Marca: Plantei

Pergunte e veja opiniões de quem já comprou